Anuncie na Central do Inglês

Iniciando o estudo da gramática

   Gramática (do Grego transliterado grammatiké, feminino substantivado de grammatikós), é a "arte de ler e de escrever", (pelo Latim grammatica, com o mesmo significado, Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda). Segundo um Dicionário da língua portuguesa: é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso "correto". É ramo da Lingüística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso. 
   A gramática se refere a combinações, organização e mudanças das palavras e grupos de palavras para dar criar sentidos. Usamos a gramática ainda que inconscientes quando falamos, ouvimos, lemos ou mesmo escrevemos porque ela engloba uma grande quantidade de formas e usos.
   Há milhares de palavras em qualquer idioma mas nem todas as palavras têm a mesma função. Pense em uma grande empresa com muitos funcionários. Cada funcionário ou cada grupo de funcionário desempenha um papel específico, uma função. Isso porque a variedade de funções termina por dar finalidade a uma determinada empresa. O mesmo ocorre com a gramática. Há classes de palavras que desempenham funções diferentes.
   Podemos classificar essas palavras em cerca de nove categorias. E, a partir dessas categorias existem as subcategorias. Alguns livros classificam as categorias principais de oito a dez. Vejamos as principais.
   Lembrando que essas categorias têm um nome específico. São chamadas de ‘partes do discurso’, em inglês ‘parts of speech’. São elas: os substantivos, os verbos, os adjetivos, os advérbios, os determinantes, as preposições, as conjunções, os pronomes e as interjeições conhecidas como ‘exclamations’ e os artigos. Alguns livros não consideram este último.
   Para compreender melhor as partes do discurso, observe a tabela a seguir com suas funções e subcategorias.

 
Partes do discurso
 
Exemplos
 
Função(ões)

Algumas subcategorias
 
Substantivos (nouns)
 
Boy, girl, school, cat
 
São usados para nomear pessoas, lugares, coisas, ideias, seres vivos, atividades (funcionando com sujeito da oração ou objeto do verbo)
 
 
Próprios, comuns, coletivos, abstratos, plurais, concretos, possessivos, compostos, singulares, gênero, irregulares, contáveis e incontáveis.
 
Verbos (verbs)
 
To play, to study
 
São usados para descrever uma ação, um estado ou uma experiência.
 
Regulares, irregulares, transitivos, intransitivos, gerúndio, particípio, modais, infinitivos, frasais, tempos, voz passiva, imperativos.
 
 
Adjetivos (adjectives)
 
Good, bad, nice
 
Descrevem ou dão mais informações sobre um substantivo, pronome ou parte de uma sentença.
 
 
Comparativos, superlativos.
 
Advérbios (adverbs)
 
Fast, creativily
 
São usados para referir-se (dando mais informações) aos verbos, adjetivos ou aos próprios advérbios. Dizem como, onde, quando, etc. algo acontece.
 
 
Grau, modo, tempo, frequência, quantidade, lugar.
 
Determinantes (determiners)
 
My, this, a
 
Clarificam, tonam mais evidente o substantivo ao qual fazem referência.
 
Adjetivos possessivos, artigos, adjetivos demonstrativos.
 
Preposições (prepositions)
 
 
In, on, to, at
 
Conectam substantivos, frases, sentenças e mostram a relação entre eles
 
 
Tempo, lugar, direção, contraste, causa e efeito.
 
Pronomes (pronouns)
 
He, It, yours
 
São usados para substituir ou referir-se aos substantivos que já foram mencionados anteriormente ou serão mencionados.
 
Pessoal, possessivo, relativo, reflexivo, objeto.
 
Conjunções (conjuctions)
 
But, however, so
 
Ligam palavras, sentenças ou partes da sentença.
 
Aditiva, tempo, condição, resultado.
 
Interjeições (Interjections)
 
Wow, er
 
São usadas para expressar emoções especialmente na linguagem informal.
 
Sentimentos de dúvida ou dor.
  
   Sabemos que as partes do discurso têm diferentes subcategorias, é importante lembrar que elas podem descrever como uma determinada palavra comporta-se em uma sentença, como desenvolvem papeis e cominam-se gramaticalmente com outras palavras. Veja os exemplos a seguir:

Um substantivo pode combinar com outro substantivo:
e.g. A car park

Um advérbio pode relacionar-se com um adjetivo. Porém, um adjetivo não pode relacionar-se com outro adjetivo.
e.g. Well cooked / Good cooked

Um substantivo podem atuar como o sujeito da frase mas um adjetivo não.  Um adjetivo precisa estar interligado a um substantivo em início de frase 9exercendo a função de sujeito)
e.g. The pretty woman arrived yesterday./ Pretty arrived yesterday.